A lixa, uma ferramenta aparentemente simples, carrega uma variedade de tecnologias e aplicações complexas. Vamos dar uma olhada mais profunda e entender os diferentes aspectos da lixa.
1. Tipos
A lixa pode ser dividida em dois tipos: lixa d'água e lixa seca de acordo com os diferentes métodos de uso.
Lixa seca: O abrasivo é ligado ao látex com resina sintética como aglutinante e revestido com um revestimento antiestático. Possui características de antibloqueio, antiestático, boa maciez, alta resistência ao desgaste, etc., e é adequado para retificação a seco.
Lixa d'água (lixa resistente à água): Lixa com papel resistente à água ou papel resistente à água tratado como base é chamada de lixa d'água. Geralmente é feito ligando firmemente o abrasivo à base com tinta ou resina como aglutinante. É usado para polir a superfície de peças metálicas ou não metálicas em água ou óleo.
2. A influência do peso base
A unidade de gramatura da lixa, como a AW, é 65g/cm², afeta diretamente sua dobrabilidade, tenacidade e resistência mecânica. Lixas de diferentes gramaturas são AW (peso base A), CW, DW, EW, FW, etc., de leves a pesadas. AW é o mais leve e costuma ser usado para lixamento manual; CW é adequada para lixamento manual e lixamento mecânico leve (lixadeira vibratória portátil); DW e superiores são para lixamento mecânico; EW e FW são para lixamento pesado. Necessidades diferentes exigem escolhas diferentes.
3. Matérias-primas
As lixas secas costumam usar abrasivos como corindo marrom, corindo branco e corindo de zircônio. As vantagens são alta eficiência de moagem e dificuldade de aderência aos cavacos, o que é adequado para moagem a seco; as lixas de água costumam usar abrasivos de corindo ou carboneto de silício, que têm uma textura relativamente fina e são adequados para lixar algumas coisas com uma textura relativamente fina e adequados para pós-processamento.
A escolha de diferentes tipos de lixa afeta diretamente seu desempenho em diferentes ambientes.
4, lixa não.
O número da malha refere-se ao número de furos da malha por polegada da faixa de comprimento da malha da peneira, também conhecido como número da peneira ou número da malha. Portanto, quanto mais furos na malha (ou seja, quanto menor o tamanho da malha), maior será o número da malha, o que se torna um indicador da finura das partículas do material abrasivo e indiretamente uma medida da finura da lixa. Por exemplo, a lixa 100 # é uma lixa feita de abrasivo de grão 100, com distribuição superficial de partículas abrasivas de 150um.
A espessura da lixa e o tipo de abrasivo têm um impacto significativo na finalidade e na eficácia da lixa. Aqui estão alguns tamanhos de grão comuns de lixa e seus usos correspondentes:
Malha 40-60: Este grão abrasivo áspero é adequado para remover grandes pedaços de material de superfícies ásperas, como remover tinta velha.
Grão 80-120: esses tamanhos de lixa são adequados para remover defeitos menores, como arestas vivas ou cantos em superfícies de madeira ou metal.
Grão 150-180: esta lixa de grão médio pode ser usada para polir superfícies e torná-las lisas, como remover camadas espessas de tinta ou revestimento.
Grão 220-240: Esta lixa pode ser usada para remover pequenos defeitos superficiais e criar uma superfície relativamente lisa.
Grão 280-320: Esta lixa fina é adequada para polir e alisar diversas superfícies de madeira, metal e plástico.
Grão 360-600: Esta lixa abrasiva ultrafina pode ser usada para remover pequenos arranhões na superfície, resultando em uma superfície muito lisa, como quando uma lixa é usada para processar superfícies de automóveis.
1000+grão: esta lixa extremamente fina pode ser usada para os trabalhos de polimento mais delicados, como polimento de lentes de óculos, superfícies de metal e plástico, etc.
Mais informações, entre em contato conosco!